Menu

Fique atualizado

Exame de Audiometria Ocupacional

A Audiometria ocupacional é um exame simples, porém, extremamente relevante para o acompanhamento da saúde auditiva do trabalhador. Sendo, inclusive, previsto pelas leis trabalhistas de acordo com os critérios determinados pela NR-7. 

Ademais, são muitas as consequências da exposição diária a ruídos altos, entre elas a perda auditiva, o zumbido e a surdez súbita, além de outros efeitos não auditivos, como alterações cardiovasculares e mudanças no comportamento social. 

Quer saber mais sobre a importância desse exame? Então, acompanhe esta leitura por que nós da Cemoc reunimos neste post algumas respostas sobre esse assunto. Vamos lá? 

 

Afinal, o que é audiometria ocupacional? 

Trata-se de um exame rápido e indolor, usado para medir a capacidade auditiva e de interpretação dos sons. Por meio dele, é possível detectar alterações na audição, bem como diagnosticar o tipo e o grau da perda auditiva, se houver. 

O exame deve ser realizado em uma clínica, por um médico ou fonoaudiólogo devidamente habilitados. Seus resultados podem sugerir a necessidade do uso de medidas preventivas ou, até mesmo, de encaminhamento para tratamento adequado. 

Esse exame é recomendado para trabalhadores que se expõem constantemente a ruídos e, por meio dessa ferramenta, será possível estabelecer medidas coletivas e individuais para proteção auricular. 

 

Como é feito o exame? 

O teste é realizado dentro de uma cabine acústica, com o uso de fones de ouvido e participação ativa do paciente. A duração do exame é rápida, porém deve ser feita com a atenção do profissional para evitar interpretações equivocadas do resultado. Além disso, a colaboração do trabalhador é fundamental para que o exame ocorra sem intercorrências. 

 

Audiometria Tonal 

Avalia a capacidade auditiva por meio de estímulos acústicos, transmitidos pelo fone de ouvido e por um vibrador sonoro. Nele, o trabalhador deverá acusar, com um aceno, toda vez que perceber algum som. Visa determinar o tipo e o grau da perda auditiva, ou ainda, classificar a audição como normal. O resultado é medido em decibéis, segunda a escala abaixo:

- Até 25: Audição normal 

- De 26 a 40: Perda auditiva leve 

- De 41 a 55: Perda moderada 

- De 56 a 70: Moderadamente severa 

- De 71 a 90: Perda de audição severa 

- Acima de 90: Perda profunda 

 

Audiometria Vocal

É um exame complementar à audiometria tonal. Nele são apresentadas, também por meio dos fones, palavras e fonemas que o paciente deve repetir como entender. Esta modalidade pesquisa a capacidade de detectar a fala humana. 

Após a determinação do valor da perda auditiva, os especialistas considerarão o tempo de exposição do trabalhador para mensurar os danos em curto, médio e a longo prazo e esclarecerão todas as atividades para o indivíduo. 

 

Quando e com que frequência deve ser realizado o exame? 

A avaliação deve ser realizada em trabalhadores expostos rotineiramente a ruídos excessivos, em 3 momentos: como parte dos exames admissionais, a cada 6 meses de exercício da função e por ocasião do desligamento do funcionário. 

Esse acompanhamento periódico é primordial para a detecção precoce de qualquer alteração, evitando o agravamento do problema. 

 

Qual é a importância da audiometria ocupacional? 

Como vimos, a exposição contínua ao ruído pode causar severa consequências auditivas. No entanto, trata-se de um quadro de evolução lenta. Pacientes com problemas de audição, levam muito tempo para percebê-los e demoram, em média, 7 anos para procurar um médico. 

Durante esse tempo que o trabalhador permanece sem tratamento, seu nervo auditivo não está recebendo estímulos, permanecendo estagnado e levando a um quadro praticamente irreversível. Entretanto, quando precocemente identificada, a perda auditiva pode ser tratada e sua evolução controlada. 

Dessa forma, o exame de audiometria ocupacional fará a detecção de pequenas alterações que podem indicar uma intervenção antes do desenvolvimento de uma perda auditiva significativa. 

 

Para mais informações entre em contato conosco para que possamos tirar todas as suas dúvidas sobre o exame ou orçamentos! 

 

Exame de audiometria: Saiba no que consiste o exame!

voltar