Menu

Fique atualizado

eSocial: Envio de arquivos XML

 

Então vamos lá... 

 

O que é um arquivo XML? 

XML é o nome atribuído ao formato do documento que as empresas devem enviar ao eSocial a fim de comprovar e documentar cada evento. Isso acontece porque o programa possui um padrão a ser seguido e rejeita os documentos que não sigam as especificações da padronização.

 

E como ter acesso a este padrão?

 

Você pode ter acesso à lista de padrões, mas, mais útil que isso é poder contar com um programa em que você preencha as informações e, ao fim do processo, ele entregue o arquivo já em formato XML, pronto para ser entregue ao eSocial.

Além disso, há programas que não apenas oferecem essa funcionalidade, mas também estão interligados à plataforma do governo, o que facilita ainda mais o envio da informação.

Há, no mercado, uma série de aplicações como esta e elas abarcam uma série de funcionalidades, podendo não apenas facilitar o preenchimento e envio das informações, mas também organizar e gerar a folha de pagamento, entre outras possibilidades.

Se você não tem interesse de manter um programa desse tipo, na página do eSocial há uma aplicação que possibilita o preenchimento das informações e resulta, ao final do processo, em um arquivo XML. Essa funcionalidade geralmente é utilizada por pequenas empresas ou por pessoas que possuem apenas um empregado, como o empregador doméstico, por exemplo.

A última opção e não menos importante... Clínicas especializadas, como nós da Cemoc, fazemos esse tipo envio para facilitar ao cliente, ainda mais depois que entrou em vigor essa nova obrigatoriedade em 2022. 

 

Como acontece o envio das informações?

 

Uma vez que o arquivo XML referente a um determinado evento é gerado, o envio das informações costuma acontecer através da própria aplicação.

Isso significa que, se você gerar o arquivo através do sistema que usa para preencher as informações do evento, ele provavelmente está apto a enviar o documento ao eSocial e costuma perguntar se você quer fazer isso ao fim do processo. O mesmo se dá com as aplicações disponíveis no site do programa, para aqueles que a utilizam. 

 

O Cemoc pode ajudar você a lidar com as dificuldades decorrentes dessa transição e tirar todas as suas dúvidas. Converse com nossa equipe agora mesmo! 

 

Quem é responsável por fazer o LTCAT? - Connapa

voltar